http://mundodecinema.com/ - O Blog Mundo de Cinema destina-se a todos os amantes da Sétima Arte que pesquisam sobre este tema na Internet.
quinta-feira, 11 de junho de 2015
Marketing Sensorial: marcas que usam os 5 sentidos
O desgaste de algumas das técnicas tradicionais de Marketing tem impelido alguns profissionais da área a pesquisar e encontrar técnicas inovadoras capazes de gerar vendas. Normalmente, são os conteúdos visuais e auditivos os que mais se usam. O ideal estaria em apostar em sensações como olfato, o tato e o paladar. A questão é: como? O Marketing Sensorial é a área do marketing que diz respeito a todas as perceções sensoriais que envolvem uma marca: os sentidos são usados para estimular a venda. Por isso mesmo, dado este declÃnio do marketing tradicional, algumas empresas têm trabalhado no sensorial acreditando que se trata de uma boa aposta. A ideia de trabalhar os sentidos surgiu em Inglaterra mas já se propagou por todo o mundo. Neste post, vamos apresentar algumas das melhores ideias que foram trabalhadas até hoje: desde luas de mel virtuais ao Hawaii a playlists sobre comida, tentamos perceber como é que o Marketing Digital pode ser o futuro do marketing e publicidade num futuro muito próximo. Na verdade, a tendência é que este tipo de conceito aumente nos próximos anos. A Universidade de Oxford provou que a combinação de som com comida e bebida intensifica o sabor dos alimentos. Por esta mesma razão, a própria companhia área britânica British Airways já lançou uma playlist de 13 músicas para que os passageiros dos seus aviões consigam saborear melhor as refeições durante o voo. Charles Spence, o Professor da Universidade de Oxford responsável pelo estudo, disse que muitas marcas estão neste momento à procura de formas possÃveis para reformular os seus produtos para que as pessoas os possam ter em casa. âEstão todos a vender experiências agoraâ, contou ao jornal The Guardian. âDaqui a cinco anos, quando formos a uma loja de vinho⦠vamos ser capazes de encontrar no rótulo da garrafa a música perfeita para acompanhar o vinho.â Também a Apple está a ter em conta todos os contributos do marketing sensorial. O Apple Watch â" o relógio da marca â" contará com um sistema GPS tátil que vibrará intensamente para lhe indicar que caminho seguir. Comida visualmente aumentada é certamente algo que vamos ver mais no futuro⦠e comer. Investigadores japoneses já comprovaram que as pessoas têm âmais olhos que barrigaâ e se sentem mais satisfeitas se a refeição parecer visualmente maior. Isto poderá ser um excelente contributo para a ciência nutritiva, especialmente para quem deseja fazer dieta. LEIA ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG: Marketing Digital: o que é e para que serve? O que é o Marketing Social? A sua Marca tem uma Identidade Sonora? , Marketing Sensorial: marcas que usam os 5 sentidos ,Ler Artigo Completo, %%url%%
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário