http://mundodecinema.com/ - O Blog Mundo de Cinema destina-se a todos os amantes da Sétima Arte que pesquisam sobre este tema na Internet.
sábado, 13 de junho de 2015
Afinal, como surgiu a Internet?
Não há dúvida que a Internet operou uma verdadeira revolução na forma como vemos o mundo e como interagimos. Seja no campo cientÃfico ou no domÃnio empresarial, não há área que não tenha sofrido o impacto desta que é provavelmente a maior invenção da história do Ser Humano. Mas, afinal, como surgiu a Internet? Leia este artigo até ao fim e descubra. Coloque-se, por exemplo, na pele de Marconi, o inventor do primeiro rádio, e pense como este ficaria surpreendido se soubesse que, com um simples clique, poderia ter acesso a uma quantidade praticamente inesgotável de informação. Se preferir, recue até ao século XV e imagine a como seria a reação de Vasco da Gama ou de Pedro Ãlvares Cabral a este novo mar de bits e bytes que esbate as fronteiras entre os paÃses. Uma coisa é certa, atualmente as potencialidades são inúmeras. Mas nem tudo é positivo: casos de fraude online, problemas de segurança e fugas de informação fazem com que os receios em relação à utilização da Internet aumentem. A prova mais flagrante é o caso do Wikileaks, considerado por alguns como o Watergate do século XXI. O que muitos não sabem é que, na sua origem, a Internet não passava de um instrumento militar, usado durante o perÃodo da Guerra Fria para salvaguardar dados importantes em caso de ataque ou bombardeamento. Estávamos, então, na década de 60 e, apesar do perÃodo de coexistência pacÃfica e de desanuviamento, todas as táticas eram válidas para destabilizar o inimigo - desde espionagem a propaganda e desinformação. O conceito era simples: caso uma base norte-americana fosse atacada, a informação seria recuperada a partir de outra base geograficamente distante. O sistema de ligação ficou conhecido por ARPANET e, embora nenhum ataque tenha chegado a acontecer, a verdade é que havia sido dado o primeiro passo para a criação da rede que viria a revolucionar todas as formas de comunicação.
O aumento do fascÃnio pelo ciberespaço fez com que a Internet começasse a fazer parte do quotidiano de um número surpreendente de pessoas, dando origem a um verdadeiro fenómeno cultural. Davam-se, então, os primeiros passos para uma massificação que viria a acontecer décadas mais tarde. As descobertas constantes fizeram com que vários estudantes e entusiastas se aventurassem na construção do seu próprio computador e na criação de redes exclusivas. Alturas houve em que muitos se questionaram onde estaria a diversão de comprar um computador, se era possÃvel construir um com as próprias mãos. Incentivada pelos movimentos de contracultura e pela ideia de um mundo unido através da informática e do ciberespaço, a Internet sofreu, então, um grande avanço e passou a agregar não só uma componente militar e académica, como também uma dimensão social e cultural. Influenciada e influenciadora do dia-a-dia, começou a chamar a atenção de sociólogos, como Manuel Castells, autor do livro "A Galáxia da Internet". Lançada em 2003, a obra explora as fundações do ciberespaço e explica a Internet como um poderoso meio de informação de todos os âmbitos da atividade humana.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário