Já ouviu falar do
EdgeRank? De forma muito simples, este é o algoritmo que determina se as suas publicações no Facebook vão ou não vão ser bem-sucedidas. Não sabe como ter curtidas no Facebook ou como criar uma relação próxima com os seus
clientes? Então chegou ao artigo certo. Continue a ler e saiba tudo sobre o EdgeRank. Não há dúvidas de que a
maior rede social do mundo é uma das plataformas mais poderosas da Internet. Funcionando como um excelente canal de comunicação, o
Facebook permite-lhe ir ao encontro dos seus consumidores e criar posts que lhes despertem a atenção. Mas como é que o Facebook define quais são os posts mais relevantes? Embora você até possa não saber muito pelo Facebook, a verdade é que ele sabe muito sobre você. A rede social reúne toda a sua atividade para criar um
perfil psicológico que revela todos os seus interesses. A construção desse perfil psicológico é baseada nos seus
likes,
gostos e nas
páginas que vai consultando. Por sua vez, esses dados vão ser filtrados via
EdgeRank, um algoritmo misterioso que define aquilo que aparece diariamente no seu feed de notÃcias. Os mesmos dados são utilizados na altura de definir grupos de anunciantes através do
Facebook Ads. A seguinte imagem mostra a equação complexa que define a visibilidade de cada post para o utilizador. Da próxima vez que que definir se prefere ver todos os posts ou apenas os posts principais, lembre-se deste
cálculo.
O que influencia o EdgeRank?
Atualidade do Post
O Facebook dá preferência a
posts atuais e recentes. A lógica é facilmente visÃvel: as probabilidades de encontrar um post atual são maiores do que encontrar um post que foi publicado há vários dias atrás.
Tipo de Post
O EdgeRank armazena as preferências de cada utilizador. Quais são os seus
hábitos nas redes sociais? Costuma ver fotos, vÃdeos ou prefere posts de texto? Quais são as suas interações? Se houver maior propensão para
vÃdeos, o normal é que sejam estes os conteúdos que aparecem com maior regularidade no seu feed de notÃcias.
Interesse pelo Conteúdo
Sendo uma rede social
generalista, o Facebook possui páginas de negócios de vários
nichos de mercado. Se enquanto utilizador mostra uma preferência natural por conteúdos de marketing digital, com o tempo o Edgerank vai começar a perceber essa tendência e, como tal, fará com que este tipo de conteúdos surjam mais vezes no seu feed.
Performance com os outros utilizadores
Se um post é gostado ou partilhado por um
grande número de utilizadores, então é provável que essa mesma publicação também tenha conteúdo interessante para si. Por esse motivo, segundo a equação do EdgeRank há maior probabilidade de encontrar artigos com vários gostos e partilhas do que aqueles que passam
despercebidos.
Performance com amigos do utilizador
Numa rede social é normal que os amigos que se conhecem partilhem alguns
interesses em comum. Por esse motivo, os gostos que os seus amigos virtuais colocam também importam. Um post que reúna os likes de muitos dos seus amigos tem maior probabilidade de aparecer no seu
feed.
Outros critérios
Não é à toa que o Facebook é a maior rede social do mundo. Os tópicos que acabamos de explicar são apenas uma pequena parte do EdgeRank, a fórmula do sucesso que diz se os seus posts merecem ou não merecem ser vistos. Todos os dias
centenas de pessoas trabalham para melhorar este algoritmo, sendo que há uma série de cerca de
100 mil outras variáveis desconhecidas que influenciam a popularidade de cada publicação.
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