Em 11 anos, o
Facebook provou ser muito mais do que um fenómeno. Com milhares de milhões de utilizadores, trata-se da maior rede social do mundo e tudo indica que este crescimento não vai abrandar nos próximos anos. Usada quer pessoalmente, quer a nÃvel profissional, os utilizadores recorrem à plataforma para partilhar estados, fotografias, participar em grupos e fazer comentários. No entanto, apesar de todas as funcionalidades e novidades que o
Facebook nos trouxe desde 2004, há algumas que não resultaram tão bem como a plataforma esperava. Neste post, olhamos para
5 problemas do Facebook que têm dado algumas dores de cabeça a utilizadores e à própria empresa de Mark Zuckerberg.
5 problemas do Facebook
A febre dos eventos falsos
Uma das
últimas modas do Facebook â" que tem provado ser bastante irritante â" passa pela criação de eventos falsos. Como sabemos, a rede social permite criar eventos, permitindo assim que a página seja divulgada e que utilizadores sejam convidados. De festas de aniversário a reuniões de negócios: a ferramenta pode ser utilizada para todo o tipo de ocasiões. No entanto, o que o
Facebook não esperava é que os utilizadores começassem a usar o planeador de eventos para outros propósitos. Basicamente, os utilizadores criam eventos para acontecimentos falsos e divertidos, que acabam por inundar o feed da rede social com uma quantidade gigantesca de SPAM. Sempre que alguém âAdereâ ao evento, surge no seu feed uma publicação a dar-lhe conta do que aconteceu. Imagine agora o que acontece se 10 amigos seus aderirem a eventos. Um desses eventos, por exemplo, tem como tÃtulo os 10 cantos da epopeia âOs LusÃadasâ de LuÃs Vaz de Camões.
Quando os jogos não têm piada
Quem nunca recebeu um convite para jogar no
FarmVille? Já todos tiveram de passar por este tormento: receber uma notificação, por vezes no espaço de uma hora, de um novo amigo a convidá-lo para se juntar ao
FarmVille. Mesmo que tenha dito âNão, não estou interessado em plantar couves virtuaisâ, os convites continuaram a chegar.
Apesar da moda do
FarmVille não estar tão em alta como estava há cinco anos atrás, a verdade é que a rede social continua a hospedar milhares de outros jogos que continuam a ser pretexto para notificações. O sistema é simples: para que um jogador consiga completar uma determinada tarefa, deve convidar os seus amigos para o jogo. Embora exista a possibilidade de âcensurarâ um determinado jogo para que não volte a receber notificações, o problema é que estão sempre a aparecer novas aplicações.
Vamos celebrar/lamentar o seu ano!
Em dezembro de 2014, para celebrar o final do ano, o
Facebook voltou a lançar uma ferramenta dinâmica que procura ser divertida. No entanto, o A Year in Review provou ser mais um fracasso do que um sucesso. Porquê? Basicamente, apontamos 2 motivos. Primeiro, como acontece com os eventos falsos, o
A Year in Review gerou uma enorme quantidade de SPAM. Ao permitir a hipótese de partilhar o vÃdeo que mostra quais as publicações mais populares do seu ano, está a contribuir para um feed repleto de outros vÃdeos. Por vezes, o resultado era mesmo esse: tinha de passar por 3 ou 4 vÃdeos seguidos até encontrar uma publicação que não tivesse como tÃtulo
A Year in Review.
O segundo motivo passa pelo método usado para a criação deste vÃdeo. Basicamente, o vÃdeo teve como base um algoritmo capaz de detetar as
publicações com mais âLikesâ e
comentários. O resultado? Milhares de utilizadores viram no seu vÃdeo poucos motivos para celebrar. O caso mais polémico foi o de Eric Meyer, um utilizador que tinha a fotografia da filha a aparecer em primeiro plano no vÃdeo. O problema, no entanto, é que semanas antes Eric Meyer tinha perdido a filha, vÃtima de cancro cerebral.
Publicidade, publicidade⦠e mais publicidade
Como sabemos, a principal fonte de lucro das redes sociais e de grande parte dos websites na Internet passa pela publicidade. Embora o
Facebook permita esconder publicações de determinadas páginas ou amigos, usando um algoritmo que direciona os anúncios para o perfil de cada utilizador, é impossÃvel deixar de ter publicidade a aparecer nas secções laterais do
Facebook.
Malware
Um problema que tem sido frequentemente apontado no Facebook é a existência de
publicações automáticas nos perfis pessoais. Encarado como um malware, este problema continua a escapar ao controle do Facebook. Basicamente, tratam-se de vÃrus que invadem as costas de utilizadores para espalhar publicidade não autorizada.
OUTROS ARTIGOS INTERESSANTES SOBRE FACEBOOK: Como fazer um currÃculo original? Conheça os melhores exemplos A melhor estratégia para que o seu negócio tenha sucesso no Facebook Como ganhar curtidas no Facebook? , 5 problemas do Facebook que continuam por resolver ,
Ler Artigo Completo, %%url%%
Sem comentários:
Enviar um comentário