Se chegou até este post, seguramente já não precisa de ser convencido da importância das
redes sociais para qualquer negócio. De facto, não há dúvida de que estas plataformas são excelentes canais de comunicação que ajudam a criar uma relação duradoura com o público e a alcançar os nossos objetivos. Mas, o que é que faz do
YouTube tão especial? Podiamos falar de
números e salientar os mais de
1000 milhões de utilizadores ou as cerca de
300 horas carregadas por minuto. Em vez disso, optamos por ver o outro lado: o do
utilizador. O que é que o
YouTube dá ao internauta que as outras redes não são capazes de oferecer? A resposta é óbvia: o vÃdeo e a possibilidade de interagir. Mais do que uma simples plataforma ou ferramenta isolada, o
YouTube foi capaz de se transformar em algo quase que intrÃnseco ou
transversal à Internet. A verdade é que atualmente as novas gerações quase não são capazes de conceber este mundo sem pensar este motor de busca dos vÃdeos. Olhemos agora para o
comportamento do utilizador. O que é que os internautas fazem quando estão online? De forma simples, ou criam
conteúdo próprio e escrevem as suas opiniões, partilham fotografias e contam episódios do dia-a-dia; ou
partilham conteúdos de outros. E é aqui que o
YouTube entra. Como já deve estar a imaginar, a grande maioria das pessoas não produz conteúdo para o YouTube. Embora possamos falar de fenómenos como os
vloggers ou os
youtubers, a verdade é que não a maior parte dos utilizadores da rede social são meros espectadores. Melhor ainda, são possÃveis
consumidores da sua marca.
Então, porquê investir no YouTube?
Se ainda tem dúvidas quanto às vantagens do
YouTube , continue a ler e encontre uma série de
6 boas razões para apostar nesta excelente plataforma.
Motor de Busca
O
YouTube aplica regras semelhantes ao
Google, mas para o universo dos vÃdeos. Como tal, as
palavras-chave devem ser trabalhadas da mesma forma. Não basta fazer o upload e esperar: é necessário pensar numa estratégia, escolher as meta-tags e apostar no copywriting para escrever bons
tÃtulos e boas
descrições.
Interação com o Google
O
YouTube é reconhecido como um website de qualidade pelo Google. Quantas vezes quando procurou por o que quer que seja, encontrou uma série de vÃdeos logo na primeira página? Pois, a verdade é que talvez seja mais fácil conseguir este lugar se apostar no
vÃdeo, em vez de apostar num conteúdo escrito e sem quaisquer elementos multimédia.
Integração em blog e redes sociais
Com dissemos há pouco, o
YouTube tornou-se transversal à Internet: é possÃvel partilhar vÃdeos no YouTube, no
Twitter e colocar o
código embed no website ou blog. Desta forma, está a enriquecer a sua comunicação e melhorar o
PageRank da sua página. Os vÃdeos tem a possibilidade de se tornarem virais e aumentar a relação com o seu cliente.
à grátis
O
YouTube é grátis quer para utilizadores normais, quer para empresas. Melhor ainda: você pode
ganhar dinheiro com publicidade. O funcionamento é simples, só tem de ceder espaço aos anunciantes e se as pessoas que vêem o seu vÃdeo clicarem, você receberá uma determinada quantia.
Qualidade dos vÃdeos
Se acha que tem de investir em grandes produções e gastar rios de dinheiro para fazer um vÃdeo, desengane-se. Aliás, basta olhar para alguns dos vÃdeos que se tornaram virais para perceber que um grande número deles foi filmado com o
telemóvel. O truque está em apostar no conteúdo veiculado e fazer com que este seja verdadeiramente útil para quem o assiste.
Idioma
Independentemente do negócio que tem,
falar português na Internet é excelente. Porquê? Porque está não só a habilitar-se a cativar uma audiência de Portugal como também do Brasil e dos PaÃses Africanos de LÃngua Oficial Portuguesa (PALOP). Só para ter uma noção, numa entrevista de 2014,
Amy Singer, do YouTube, afirmou que o Brasil é o paÃs onde a plataforma de vÃdeo é mais utilizada. Já está convencido? Então, está na altura de começar a utilizar a plataforma não só para se divertir, como também para a utilizar como uma ferramenta de comunicação para o seu negócio. Invista no
vÃdeo e assista ao crescimento dos números que fazem a sua história de sucesso.
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