domingo, 7 de junho de 2015

SEO: Afinal, para que serve o Google Trends?

O Google Trends é uma ferramenta do Google que mostra os termos de pesquisa populares e as suas tendências num passado recente. Tal como o próprio nome indica, a ferramenta deixa ver a evolução da pesquisa por um determinado termo, permitindo ao utilizador avaliar a sua popularidade.   Para isso, o Google Trends apresenta uma série de gráficos isolados ou comparativos com a frequência com que um termo particular é procurado em várias regiões do mundo e em vários idiomas. Basta escolher a opção do país para selecionar se quer fazer uma pesquisa planetária ou geolocalizada.   Mas, se o Google Trends nos mostra o volume de pesquisas, o que o distingue do Google Adwords? Não servem os dois para a mesma coisa? Não, na verdade são ferramentas complementares.  

Google AdWords vs Google Trends

Para quem não sabe, o Google Adwords é a plataforma de links patrocinados do Google. A ferramenta de marketing digital permite-nos saber exatamente quantas vezes uma palavra-chave foi pesquisada, mas não nos diz quais as tendências para esse mesmo termo.   Por exemplo, se pesquisarmos por chá na Escócia em Março de 2007, o Google Trends analisa a percentagem de todas as pesquisas por chá feitas no mesmo período e localização e a partir delas obtém resultados filtrados, onde são excluídas:   - Pesquisas feitas por poucas pessoas: o Trends apenas analisa os dados relativos a termos de pesquisa populares, portanto termos com pouco volume de procura não serão apresentados.   - Pesquisas duplicadas: O Trends elimina pesquisas repetidas feitas pelo mesmo utilizador num curto espaço de tempo.   Ao eliminar pesquisas duplicadas e excluir o termos pouco populares, o Google Trends mostra-nos, de facto, as tendências.   Para que a análise seja feita quase de forma imediata, a ferramenta do Google apresenta gráficos que nos permitem analisar rapidamente qual a evolução do termo num determinado período de tempo. É extremamente simples.   MarketSamuraiBanner2  

A importância das palavras-chave

Um dos aspetos mais importantes do SEO (Search Engine Optimization) e todo o processo de pesquisa são as palavras-chave. As palavras-chave são o que a audiência usa para encontrar um website online através de motores de busca e redes sociais.   Com o Google Trends podemos ver como várias palavras-chave populares aparecem, juntamente com sugestões de palavras-chave semelhantes. Esta informação pode ser usada para otimizar as propriedades online e criar conteúdo SEO amigável para um blog e site.   O truque é: não usar apenas as os termos retirados do Google Trends. É necessário utilizar os resultados em conjunto com as palavras-chave encontradas no Google AdWords para criar uma estratégia que vá ao encontro das necessidades dos cibernautas.   Se soubermos que procurar, podemos definir quais as tendências, tanto em termos gerais e específicos, para um determinado nicho de mercado.   O Trends permite analisar as intenções gerais dos cibernautas no que diz respeito a um determinado setor; o Adwords dá-nos informação específica e diz-nos que problemas devemos explorar.   No fundo, a chave para o sucesso está na utilização conjunta de ambas as ferramentas para explorar temas gerais com particularidades específicas.   LEIA AGORA MAIS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:   Ainda não tens o Livro 8Ps do Marketing Digital?   Aprenda como ganhar dinheiro com o Google   5 Dicas sobre como anunciar no Google AdWords  
, SEO: Afinal, para que serve o Google Trends? ,Ler Artigo Completo, %%url%%

Sem comentários:

Enviar um comentário