terça-feira, 2 de junho de 2015

Marketing Digital: Porque devemos investir no YouTube?

Se chegou até este post, seguramente já não precisa de ser convencido da importância das redes sociais para qualquer negócio. De facto, não há dúvida de que estas plataformas são excelentes canais de comunicação que ajudam a criar uma relação duradoura com o público e a alcançar os nossos objetivos. Mas, o que é que faz do YouTube tão especial?   Podiamos falar de números e salientar os mais de 1000 milhões de utilizadores ou as cerca de 300 horas carregadas por minuto. Em vez disso, optamos por ver o outro lado: o do utilizador. O que é que o YouTube dá ao internauta que as outras redes não são capazes de oferecer? A resposta é óbvia: o vídeo e a possibilidade de interagir.   Mais do que uma simples plataforma ou ferramenta isolada, o YouTube foi capaz de se transformar em algo quase que intrínseco ou transversal à Internet. A verdade é que atualmente as novas gerações quase não são capazes de conceber este mundo sem pensar este motor de busca dos vídeos.   Olhemos agora para o comportamento do utilizador. O que é que os internautas fazem quando estão online? De forma simples, ou criam conteúdo próprio e escrevem as suas opiniões, partilham fotografias e contam episódios do dia-a-dia; ou partilham conteúdos de outros.   E é aqui que o YouTube entra. Como já deve estar a imaginar, a grande maioria das pessoas não produz conteúdo para o YouTube. Embora possamos falar de fenómenos como os vloggers ou os youtubers, a verdade é que não a maior parte dos utilizadores da rede social são meros espectadores. Melhor ainda, são possíveis consumidores da sua marca.  

Então, porquê investir no YouTube?

  Se ainda tem dúvidas quanto às vantagens do YouTube , continue a ler e encontre uma série de 6 boas razões para apostar nesta excelente plataforma.  

Motor de Busca

  O YouTube aplica regras semelhantes ao Google, mas para o universo dos vídeos. Como tal, as palavras-chave devem ser trabalhadas da mesma forma. Não basta fazer o upload e esperar: é necessário pensar numa estratégia, escolher as meta-tags e apostar no copywriting para escrever bons títulos e boas descrições.  

Interação com o Google

  O YouTube é reconhecido como um website de qualidade pelo Google. Quantas vezes quando procurou por o que quer que seja, encontrou uma série de vídeos logo na primeira página? Pois, a verdade é que talvez seja mais fácil conseguir este lugar se apostar no vídeo, em vez de apostar num conteúdo escrito e sem quaisquer elementos multimédia.  

Integração em blog e redes sociais

  Com dissemos há pouco, o YouTube tornou-se transversal à Internet: é possível partilhar vídeos no YouTube, no Twitter e colocar o código embed no website ou blog. Desta forma, está a enriquecer a sua comunicação e melhorar o PageRank da sua página. Os vídeos tem a possibilidade de se tornarem virais e aumentar a relação com o seu cliente.     MarketSamuraiBanner2  

É grátis

  O YouTube é grátis quer para utilizadores normais, quer para empresas. Melhor ainda: você pode ganhar dinheiro com publicidade. O funcionamento é simples, só tem de ceder espaço aos anunciantes e se as pessoas que vêem o seu vídeo clicarem, você receberá uma determinada quantia.  

Qualidade dos vídeos

  Se acha que tem de investir em grandes produções e gastar rios de dinheiro para fazer um vídeo, desengane-se. Aliás, basta olhar para alguns dos vídeos que se tornaram virais para perceber que um grande número deles foi filmado com o telemóvel. O truque está em apostar no conteúdo veiculado e fazer com que este seja verdadeiramente útil para quem o assiste.  

Idioma

  Independentemente do negócio que tem, falar português na Internet é excelente. Porquê? Porque está não só a habilitar-se a cativar uma audiência de Portugal como também do Brasil e dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP). Só para ter uma noção, numa entrevista de 2014, Amy Singer, do YouTube, afirmou que o Brasil é o país onde a plataforma de vídeo é mais utilizada.   Já está convencido? Então, está na altura de começar a utilizar a plataforma não só para se divertir, como também para a utilizar como uma ferramenta de comunicação para o seu negócio. Invista no vídeo e assista ao crescimento dos números que fazem a sua história de sucesso.     LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:   - Bethany Mota: a luso-descendente com 7,8 milhões no YouTube    - YouTubers: jovens que fazem sucesso com vídeos   - Como ganhar dinheiro com o YouTube: Fórmula dos Vídeos  
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