sábado, 20 de junho de 2015

Como analisar as Consultas de Pesquisa no Webmasters?

Algumas ferramentas da Internet são indispensáveis para delinear e construir uma boa estratégia digital. Certamente já ouviu falar do Google Webmasters, uma das muitas ferramentas que a Google disponibiliza que o ajudam na gestão e otimização do seu website.   Mas, afinal, ao certo, o que é o Google Webmasters? E em que é que consiste?   De forma simples, esta é a ferramenta que permite aumentar a visibilidade do seu website de acordo com as próprias recomendações técnicas do Google. Se a utilizar poderá aprender como aparecer no Google em boa posição para conquistar tráfego qualificado para o seu site. Mas para isso é necessário corresponder a um conjunto de regras para que o Googlebot atribua valor à sua página de Internet.   Quando um novo site ou blog é lançado online deverá começar de imediato a utilizar o Google Webmasters, sobretudo no que diz respeito à inserção de robots.txt e envio de sitemap.   Ainda assim não basta ter estes cuidados apenas no lançamento do seu site ou blog. É necessário um acompanhamento constante para detetar erros que possam ajudar a implementar estratégias novas e mais eficazes. Se pretende ser bem sucedido na web é essencial que saiba interpretar o Relatório de Consultas que o Webmasters lhe fornece gratuitamente.  

O que mostram as Consultas de Pesquisa?

  Um dos tópicos principais do Webmasters é o Tráfego de Pesquisa, que está sub-dividido por vários parâmetros, entre os quais se encontram as Consultas de Pesquisa de capital importância.   A página de Consultas de pesquisa do Google Webmasters exibe as consultas de Pesquisa na Web do Google que retornaram URLs do site. Através desta ferramenta é também possível ver informações sobre as páginas dosite que são vistas com mais frequência nos resultados da pesquisa (principais páginas) e compararmos as médias diárias do período selecionado com as médias diárias do período anterior.   Não se esqueça, no entanto, que, por padrão, o Google Webmasters exibe os últimos 30 dias de dados. No entanto, podemos usar o calendário acima do gráfico para definir o período desejado para o relatório. O Relatório de Consultas de pesquisa apresenta os seguintes elementos distintos que devem ser considerados:  

Consultas

  Esta secção mostra o número total de consultas de pesquisa que retornaram páginas do site num determinado período específico.  

Lista de consultas

  Aqui poderá verificar os tipos de consultas de utilizadores que resultaram na exibição do site nos resultados de pesquisa. As Ferramentas do Google para webmasters exibem dados das principais 2.000 consultas que retornaram ao site pelo menos uma vez nos resultados da pesquisa. Esta lista reflete os filtros que configurados, por exemplo, uma consulta de pesquisa para [flores] em google.pt é contada separadamente da consulta de [flores] em google.com.

Impressões

  As impressões traduzem o número de vezes que as páginas do site foram exibidas nos resultados da pesquisa. Com alteração também exibe o aumento ou a redução na média diária em comparação ao período anterior.  

Cliques

  O relatório apresenta também o número de vezes que os utilizadores clicaram na listagem do site nos resultados da pesquisa para uma consulta específica. Com alteração também exibe a percentagem de aumento/redução na média diária em comparação ao período anterior.  

CTR (Taxa de Cliques)

  O CTR corresponde à percentagem de impressões que resultaram num clique para o site. Com alteração também exibe a percentagem de aumento e redução na média de CTR diária em comparação ao período anterior. Por exemplo, se sua CTR variou de 40% para 30%, essa coluna exibirá uma alteração de -10.  

Posição média

  Nesta secção encontra a posição média principal do site na página de resultados da pesquisa para a consulta em questão. Com alteração também exibe a mudança em comparação ao período anterior. A cor verde indica que a posição principal média de seu site está a melhorar.   Para calcular a posição média, o webmaster leva em consideração o URL com melhor classificação do site para uma consulta específica. Por exemplo, se a consulta de Jane retornar o site na posição nº 1 e 2 dos resultados da pesquisa, e a consulta de David retornar o site nas posições nº 2 e 7, a posição principal média será 1,5.   O Google Webmasters permite ver os dados do histórico de até 90 dias. No entanto, só podemos ver os dados alterados para períodos de 30 dias ou menos. Por este motivo, recomendamos uma utilização regular da ferramenta para que haja um acompanhamento constante da evolução do seu site.   Aprenda como trabalhar com Google Webmasters e potencie a sua estratégia. Para aprofundar o seu conhecimento, deixamos abaixo um vídeo que lhe pode ser muito útil. Assista, aprenda a interpretar os dados disponibilizados e descubra a importância do Google Webmasters para o seu negócio.    

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