quarta-feira, 17 de junho de 2015

Como usar o Facebook: qual a importância dos grupos?

Não há dúvida de que o Facebook é uma excelente plataforma de comunicação, seja ela para que objetivo for: diversão ou trabalho. Se já utiliza a rede social, certamente que já faz parte ou pelo menos já ouviu falar da opção grupos. Mas para que servem os grupos do Facebook? E como é que podemos tirar partido deles da melhor forma?   Com o desenvolvimento do fenómeno das Redes Sociais, começamos a verificar uma diversificação no que diz respeito aos nichos que cada uma delas tratava. Hoje em dia, existem redes sociais para quem gosta de viajar â€" como o Guest to Guest ou o Nomadmovemetn â€", para quem gosta de ler â€" como o Goodreads -, para trabalho â€" o LinkedIn â€" ou até mesmo para quem é "anti-Facebook" â€" a Ello.   Se por um lado, o facto de se direcionarem especificamente para um nicho de mercado pode ser benéfico, noutros casos este aspeto pode ser limitativo. Para contornar a situação, o Facebook - que é uma rede social genérica - investiu na criação de grupos.   De forma sucinta, os grupos são páginas (públicas ou privadas) que podem ser criadas e utilizadas para agrupar pessoas com os mesmos gostos dentro de uma rede social onde há de tudo um pouco.   Numa perspectiva empresarial, os grupos do Facebook podem ser extremamente vantajosos. Porquê? Porque ao aceder e publicar conteúdos no seu interior terá maiores probabilidades de impactar pessoas que já se interessam sobre o assunto de que está a falar.   Trata-se, no fundo, de uma forma de auto-segmentação do público-alvo que, ao aderir ao grupo, já nos diz que está interessado em receber uma determinada informação ou conteúdo.   Se não está familiarizado com o Facebook ou se, para si, a rede social é um bicho de 7 cabeças, não desespere. Para o ajudar, mostramos-lhe neste artigo como é fácil trabalhar com grupos, enquanto analisamos algumas das suas vantagens. Confie em nós, melhore a sua comunicação e otimize a forma como utiliza as redes sociais.  

Como aderir a grupos no Facebook?

O primeiro passo é juntar-se a um grupo. Mas a que grupos se juntar? Numa fase inicial é preciso fazer uma pesquisa e filtrar os grupos que vão ao encontro das suas expectativas. Para exemplificar, fizemos uma pesquisa por grupos de Marketing Digital.   Para isso, basta escrever o nome na barra de pesquisa para ver os primeiros resultados. Para ter acesso a mais informações, clicamos em "Ver mais resultados para marketing digital". Ora, veja a imagem.   grupos 1   O segundo passo é escolher a aba "grupos". A pesquisa inicial é genérica e, por isso, o Facebook mostra-lhe todas as páginas (perfis, grupos, jogos, entre outros) que contenham a expressão inserida. Como vemos na imagem, para filtrar é só tem de escolher a opção "grupos".   grupos 2   A partir desta página pode ver uma lista de todos os grupos com a expressão que inseriu. Para aderir só tem clicar no botão do lado direito: "aderir". Salientamos, no entanto, que existem diferentes tipos de grupos: os públicos (todos podem aderir, mas que podem precisar de aprovação) e os fechados (que requerem obrigatoriamente pedido ou convite de adesão e autorização do administrador ).   Para saber as especificidades ou regras de cada grupo, basta entrar e ler a descrição que surge na barra lateral. Algo como isto:   grupos 3   As regras de cada grupo são normalmente definidas pelo administrador. Tal acontece para proteger os membros que fazem parte da página e para evitar spam ou conteúdos puramente promocionais. Por isso mesmo, antes de publicar, deve ler a descrição de cada grupo com muita atenção.   LEIA AGORA MAIS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:   - FanPage Hero: Ganhar dinheiro com as páginas do Facebook   - Como usar o Facebook para aumentar subscritores da lista de e-mails   - 4 Passos para ser bem-sucedido nas Redes Sociais  
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