Ao falarmos de
comércio electrónico precisamos sempre de citar o maior gigante deste universo: a
Amazon.com. Reconhecida atualmente como a  maior loja online de todo o mundo, vende tudo e mais alguma coisa desde livros, peças de roupa, telemóveis e brinquedos a vinho, streaming de filmes e séries e produtos para casa. No entanto, como é que um embrião nascido em 1994, quase a acompanhar o nascimento da
Internet como a usamos hoje, se cresceu e capitaliza hoje mais de 132 mil milhões de dólares?  A resposta para o sucesso manteve-se oculta durante muito anos por
Jeff Bezos, o criador e
CEO da Amazon. No entanto, recentemente foram dadas algumas luzes quanto ao tipo de caminho que a multinacional seguiu para chegar onde está hoje. Em setembro de 2013, quando o
Washington Post foi comprado pela
Amazon.com,
Jeff Bezos admitiu que esperava aplicar ao jornal os mesmos princÃpios que tinham fundamentado a loja online durante os anos que passavam. Basicamente, eram três ideias.
Amazon: Os 3 pilares do sucesso, segundo Jeff Bezos
1 - Colocar o cliente em primeiro lugar
Em 1994, quando a
Amazon.com foi lançada, estava tudo preparado em função do
cliente: carrinhos de compras, confirmação de e-mail, informação detalhada sobre o envio da encomenda⦠No entanto, e embora a maioria não saiba, persistia um grande problema: a
Amazon não conseguia responder corretamente a todas as encomendas uma vez que os armazéns de onde os produtos eram enviados não pertenciam à empresa. Como resolver o problema? A resposta é mais óbvia do que parece: adquirir esses armazéns e otimizar o
envio das encomendas, para que nenhuma falha seja admitida. E foi exatamente isso que a
Amazon fez, preocupando-se sempre em colocar o bem-estar do cliente em número 1. Graças a toda esta dimensão e eficiência, a
Amazon passou a ser capaz de comprar produtos a um preço muito baixo e em vez de aumentar o preço para os clientes, de forma a gerar lucro, manteve os
preços acessÃveis, tirando um pequeno lucro. Assim, a
Amazon continua hoje a ser lÃder de vendas e a capitalizar milhares de milhões de dólares. Â
2 - Inventar
A
Amazon.com tem dado provas também de que o sucesso é algo constante, que merece cuidados continuados, especialmente no que toca à criação de produtos. Apesar de ter provado que o sistema inicial seria bem-sucedido, a
Amazon não se deixou ficar por aà e continuou a inventar, procurando sempre ser mais e melhor.  Foi assim que surgiu, nos últimos anos, uma gama variada de produtos Amazon.  O
Kindle - uma espécie de tablet para ler livros - causou furor e inspirou a criação de outros dispositivos para a leitura de e-books. O serviç
o Amazon Prime Instant Video - um serviço de streaming para ver filmes e séries, que aproveita o declÃnio da TV e o crescimento de outros dispositivos para o consumo de conteúdos audiovisuais.  E, claro, o
AmazonFresh: o serviço lançado pela Amazon em 2012, que leva a sua casa todas as mercearias de que precisa em menos de vinte e quatro horas. Â
3 - Ser paciente
Paciência é o último ingrediente desta fórmula de sucesso. Para chegarmos ao topo, precisamos de escalar a montanha mas esse não é um percurso que se faça de um dia para o outro. à preciso ter paciência, encarar os desafios, superar os obstáculos.
Jeff Bezos nunca esperou ter sucesso à primeira. O sucesso, compreendeu
Jeff Bezos desde muito cedo, não parte de ter uma ideia mas sim de alimentar essa ideia com o passar do tempo, saber manter o interesse, aprender para a melhorar.
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