Todos sabemos que ser
freelancer não é nada fácil. Trabalhar com vários clientes implica horários flexÃveis e, por vezes, muito apertados. A juntar a isso, o facto de não possuir um empregador fixo faz com que num mês possa ganhar muito e noutro não ganhe rigorosamente nada. Não querendo assustá-lo, devemos dizer que capacidade de
gestão é o ingrediente fundamental para o seu sucesso. Mesmo que muita dessa capacidade de gestão seja mental, a verdade é que existem várias ferramentas que podem ser muito úteis. Como? Ajudando-o a gerir o seu tempo e a
aumentar a produtividade. O objetivo é que consiga tempo para tudo e que seja capaz de executar todas as tarefas com a maior eficácia possÃvel. Neste artigo, apresentamos-lhe uma lista com
12 ferramentas que vão seguramente tornar a sua vida mais fácil. Conheça cada uma delas e veja aquelas que melhor se ajustam às suas necessidades.
Ferramentas para freelancers
O Rescue Time é um software que o ajuda a perceber como gasta o seu tempo no computador e na Internet. O programa, preparado por uma equipa de especialistas, analisa padrões de comportamentos e deteta quando está a
desperdiçar tempo que podia ser canalizado para trabalho. Se trabalha como freelancer, é normal que passe muito tempo em casa, um meio que nem sempre é favorável à concentração. O RescueTime resgata-o por isso da procrastinação!
Um dos melhores indicadores do sucesso de um
freelancer é a quantidade de
e-mails que envia diariamente. O problema, por vezes, está no tempo gasto nesta tarefa. Reconhecendo esta dor em muitos internautas, o TextExpander ajuda-o a escrever longos e-mails através de shortcodes previamente definidos. Basta escrever a abreviação de certas palavras para que apareçam de imediato, prontas para serem enviadas. Vai demorar muito menso tempo a enviar e-mails⦠e por isso a ganhar tempo para o seu trabalho!
Esta é uma
ferramenta para freelancers que trabalham na área do
copywriting. Como sabemos, os conteúdos são o segredo do sucesso para qualquer estratégia digital. No entanto, escrever para a Internet nem sempre é fáicl. O
Rapid Content Lightning Wizard ajuda-o a escrever posts em menos de dez minutos: basta inserir uma
palavra-chave de interesse, ter acesso a excertos de posts relacionados com o assunto e montar o seu post como se se tratasse de um puzzle. Mais fácil e rápido não podia ser!
Se possui uma página no
Facebook onde promove os seus trabalhos ou se utiliza o seu perfil das redes sociais para fins profissionais, seguramente sabe o quão difÃcil pode ser manter as páginas atualizadas. O
Slack Social é uma ferramenta de agendamento que lhe permite programar publicações e disparar conteúdo em simultâneo para as várias
plataformas (
Facebook,
Twitter,
LinkedIn). Também pode ser usado para fazer atualizações no
Blogger e no
Tumblr.
Demora muito tempo a gerir as suas
redes sociais? Tal acontece, certamente, porque está a fazer tudo manualmente. O
Twitter, o
Facebook e o
LinkedIn podem ser facilmente geridos através do
Social Oomph. Trata-se de uma app fácil de usar e descarregada já por milhares de utilizadores. Basicamente, pode
agendar publicações e interpretar o comportamento dos utilizadores.
O
Social Bro é mais uma excelente ferramenta para
gestão de redes sociais, mas, desta vez, pensada especificamente para o
Twitter. Através de relatórios com números certeiros e de estatÃsticas sempre atualizadas, é possÃvel descobrir vários fatores que condicionam a sua estratégia. Falamos, por exemplo, da
melhor hora para publicar no Twitter ou qual o tipo de conteúdos que têm mais sucesso entre os seus seguidores.
O
Envato Market é um banco com recursos indispensáveis para todos aqueles que trabalham com
design e
programação. Aqui encontra diversos mercados, cada um com produtos especÃficos. Entre na plataforma e explore os templates do
ThemeForest; os códigos do
CodeCanyon; os vÃdeos do
Videohive; os sons do
AudioJungle; os gráficos do
GraphicRiver; as fotografias e imagens do
PhotoDune; os ficheiros a 3 dimensões do
3DOcean; e os modelos Adobe Flash do
ActiveDen.
Hootsuite, o aplicativo da coruja, liga-o a mais de 35 redes sociais. Para além das plataformas mais comuns, como o
Facebook,
Twitter,
Google+ e
LinkedIn, a ferramenta permite publicar também no
YouTube,
Instagram e
Foursquare. No entanto, uma vez que a análise das métricas é importante, o
Hootsuite possui ferramentas de
analytics para que saiba sempre como se está a comportar a audiência.
O Go To My Pc pode dar muito jeito a um
freelancer. Basicamente, sendo você um freelancer, está habituado a trabalhar em qualquer lado. Por vezes, nem sempre traz o seu computador⦠Mas precisa de aceder a ficheiros que lá se encontram. Qual a solução? Go To My Pc: sim, é básico. Este
software crie uma ponte instantânea entre o conteúdo do seu computador e qualquer outro dispositivo, para que possa aceder a todos os ficheiros normalmente.
O Slimtimer é um
gestor de tarefas que procura pôr ordem ao dia-a-dia mais caótico. Como? Através de um interface onde é possÃvel horários para as suas tarefas. A ferramenta é
gratuita e no final possui a funcionalidade de criar relatórios que revelam a sua
produtividade. Indicado para freelancers que costumam ter dificuldades em cumprir prazos e manterem-se organizados.
O
Dollar Photo Club é um banco de imagens exclusivas para todos aqueles que precisam de trabalhar com
fotografias,
vetoriais e
ilustrações originais. Cada imagem custa apenas 1 dólar, sendo que há muito por onde escolher: todas as semanas, o
Dollar Photo Club disponibiliza cerca de 100 mil novas imagens. As fotografias são submetidas por profissionais especializados e a sua utilização é livre de direitos de autor.
Ao criar um website, um dos seus primeiros cuidados será certamente encontrar um
template adequado. O problema, por vezes,é quando compramos um template a achar que é a escolha certa e nos arrependemos pouco depois. O
Elegant Themes soluciona este problema ao colocar ao seu alcance não apenas um template mas uma biblioteca inteira de templates a um custo reduzido. E o melhor é que pode usar mais de 70 templates à vontade e partilhar até mesmo com outras pessoas e clientes!
O Invoice Express é um
software de faturação intuitivo e simples. Se para si, criar orçamentos e fazer faturas é um bicho de 7 cabeças, então esta pode ser uma excelente alternativa. Com apenas alguns cliques, é possÃvel gerir grandes bases de dados, criar relatórios de atividades e fazer agendamentos. Em alguns segundos, terá a sua fatura. Simples, prático e funcional.
LEIA AGORA OUTROS ARTIGOS RELACIONADOS NO NOSSO BLOG:  - 11 Ferramentas gratuitas que todos os bloggers devem usar  - 30 Ferramentas online para quem não sabe como escrever bem  - 4 Plugins para formulários de e-mail marketing no WordPress , 12 Ferramentas para aumentar produtividade de freelancers ,
Ler Artigo Completo, %%url%%
Sem comentários:
Enviar um comentário