http://mundodecinema.com/ - O Blog Mundo de Cinema destina-se a todos os amantes da Sétima Arte que pesquisam sobre este tema na Internet.
terça-feira, 1 de setembro de 2015
Ethos: sociedade, guerra e ambiente por Woody Harrelson
Neste post perguntamos-lhe: alguma vez se questionou sobre a forma como a sociedade lida com os temas ambiente e guerra? Se esta questão já lhe passou pela cabeça, então Ethos é o documentário indicado para si. Ao longo da narrativa, analisam-se as falhas do sistema, incluindo os mecanismos e princÃpios base que regem a nossa vida. Falamos, por exemplo, de questões como democracia, bem-estar e ambiente. Durante mais de uma hora, o aclamado ator Woody Harrelson apresenta uma investigação, introduzindo opiniões de alguns dos maiores pensadores da atualidade e usando materiais de outros documentalistas e realizadores. Desta forma, Ethos descortina os meandros do poder que regem o nosso mundo. No fim, propõe uma solução simples, apelando ao lado mais interventivo de cada um de nós. Em resumo, a investigação aprofundada foca-se em diferentes esferas da vida, desde a polÃtica à s grandes empresas multinacionais, passando pelos Media. Vejamos o trailer.
Partindo da premissa de que a classe polÃtica engana intencional e abertamente o público ao apoiar grandes grupos corporativos e meios de comunicação social, Ethos foca-se em questões como energias renováveis, liberdade individual e democracia. Enormes conflitos de interesse no mundo polÃtico, promiscuidade entre polÃtica e economia e o facto de os media estarem nas mão de grandes empresas são alguns dos temas que se cruzam neste documentário. No final, Ethos deixa implÃcito que cada elite de poder coloca o lucro acima das pessoas, deixando apenas uma solução a todos os espectadores: conseguir aquilo que desejam, usando o dinheiro como moeda de troca. Ethos é um documentário de 2011, escrito e realizado por Pete McGrain, que decidiu assumir uma missão muito especÃfica: encorajar ao consumismo responsável e ético. De acordo com o documentário, optar pela continuidade neste modo de vida levará à destruição da sociedade nos seus mais variados aspetos. E é mesmo esse o tema de Ethos, um trabalho documental que nos fala de sociedades fraturadas, pobreza, desigualdade, poluição e conflito. A última questão é mais filosófica e apela à reflexão: afinal, será que há mesmo algo de errado com a raça humana? Será que estamos irremediavelmente irreparáveis? Embora o cenário possa até parecer ligeiramente dramático, é mesmo esse o objetivo final: mudar consciências e coloca-las a pensar sobre cenários que até então pareciam não estar ligados.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário